Corinthians, quem para?

Após 10 rodadas do Campeonato Brasileiro um time já dispara na liderança, com impressionantes 93,3% de aproveitamento, o Corinthians já desponta como um dos principais candidatos ao título Nacional.

Mas, afinal, o que explica tais números? Vamos lembrar que do time que foi terceiro colocado ano passado restaram apenas 4 titulares, Júlio César, Alessandro (machucado), Chicão e Ralf, lembremos também que no início do ano o Corinthians viveu um de seus maiores traumas ao ser eliminado da Libertadores pelo desconhecido Tolima. Pois é, tantas mudanças parecem ter feito bem ao Corinthians.

A última grande reformulação no time alvinegro foi em 2008, com a queda para a série B poucos jogadores restaram e a diretoria Corinthiana contratou vários jogadores com resultados em outros times, mas sem grande brilho, aquele time foi vice campeão da Copa do Brasil e não deixou dúvidas que o lugar do time não era a segunda divisão.

Pois bem, apesar de menor, a reformulação do elenco Corinthiano deu certo, nisso se destacam o quanto melhoraram Leandro Castán, Paulinho e sobretudo Danilo, que havia apresentado futebol medíocre até o brasileiro deste ano, onde ele é peça chave do time, Liedson deu mais mobilidade ao time além de marcar no ataque, uma característica que ajuda bastante pelo fato do time jogar com três atacantes, Jorge Henrique recuperou o bom futebol que não apresentava há tempos e William foi a típica contratação que deu certo.

O Corinthians apresenta em seu elenco ainda Renan, ótimo goleiro destaque do Avaí na Copa do Brasil, Wallace e Paulo André, ótimos zagueiros que substituem com tranquilidade e em alguns aspectos até melhores que os titulares, Edenilson, jogador com boa técnica que se não é um gênio é um bom jogador para elenco, Ramírez, rápido jogador com bom chute, Alex, com técnica monstra e teoricamente titular se conseguir adaptar ao time. Emerson, atacante técnico de ótima qualidade, e, Adriano que se recuperar tem condições de ser o melhor centro avante brasileiro na atualidade.

Completando o time tem os laterais, pela Direita Weldinho vem fazendo boas apresentações, enquanto Alessandro, o típico jogador com a "cara" do Corinthians se recupera de lesão, aliás, a principal desvantagem do último é sua forma física, na esquerda temos dois jogadores razoáveis, mas um nível bom para a realidade atual do futebol brasileiro nesta posição.

Se o time não é fantástico ele vence e convence, hoje são 28 pontos em 30 disputados, números que deixam qualquer torcedor bastante animado, o Corinthians consegue ganhar bem mesmo em partidas que cria menos chance de gols graças a sua eficiência.

Com menos de um terço do campeonato transcorrido o Corinthians precisa de apenas 20% dos pontos para escapar matematicamente do rebaixamento, isto pode ser alcançado na 16ª rodada, para ir a libertadores o time precisa de 46% dos pontos e com pouco mais da metade dos pontos dificilmente o alvinegro não será campeão.

Hoje o Corinthians tem como principais adversários o São Paulo, Flamengo e o Palmeiras, durante a competição podem chegar também Inter e Santos, porém, o Timão só perde esse campeonato se for para si mesmo, para se ter uma ideia, para sair do G4 o Corinthians deve conseguir dois pontos nas próximas 5 partidas, aproveitamento que não acontece desde outubro de 2007.

Um fato que poderia dar mais emoção ao campeonato seria os desfalques do Corinthians, é verdade que o elenco Corinthiano não é grande e que algumas faltas podem prejudicar muito o time de parque são Jorge, essa semana o Corinthians recebeu a notícia de desfalques para o próximo mês, Liedson e Júlio César, quanto ao goleiro não preocupa tendo em vista que apesar do espírito Corinthiano o mesmo falhava constantemente e da para confiar em Renan sobre a meta, já Liedson será substituído por Emerson (Sheik) , jogador que parece estar preparado para substituir, com futebol mais técnico e menos matador que o camisa 9, o Corinthians deve ter esses desfalques quando teoricamente pega uma tabela mais fácil, com times que tem conseguidos resultados adversos (Avaí, América e Atlético-PR) os perigosos Santos e Cruzeiro, além de Ceará e Figueirense em casa e o irregular Atlético-MG, mas mesmo assim é difícil imaginar que o Corinthians não seja o campeão do primeiro turno e caminhe firme para disputar o penta.

Previous
Next Post »