Violência policial no Brasil.

Policiais denunciados por tortura em Coari são afastados do patrulhamento, no Rio de Janeiro promotoria pede prisão de policiais civis suspeitos de tortura, em Palmas dois homens sendo um policial militar é acusado do mesmo crime… as notícias se repetem por todo país e tem pontos em comum, a vítima (jovens de baixa renda) e policiais.

A Violência Policial no Brasil tem números impressionantes a ponto de diversas ONG’s internacionais e até a Anistia Internacional alertarem sobre tal situação, para moradores de periferias, sobretudo jovens e negros, a violência policial vai muito além dos números, é sentida e assistida das mais piores formas.

O Brasil viveu um período de 21 anos de ditadura militar na qual a maior parte foi marcada por forte repressão militar, torturas, sequestros, homicídios entre outros crimes cometidos pelo estado em norme da ordem, hoje, a política prossegue, não caçam comunistas mas toda batida policial procura elementos que possam ameaçar a ordem.

As causas de tal violência são várias, desde a cultura de polícia violenta que se impôs no país, o sentimento de impunidade dos que cometem crimes (especialmente quem tem um pouco de poder), a stress que os policias enfrentam durante seu trabalho, baixos salários, condições ruins de trabalho entre outros fazem com que a polícia brasileira possa ser uma das que mais cometem crimes do mundo.

De fato, num país que policiais roubam, matam, sequestram, se corrompem, torturam, violentam e humilham os mais fracos fica difícil falar que os policias cobatem o crime, chega as vezes um ponto que parece que a polícia só mata os bandidos para eliminar a concorrência.

É necessária uma reforma completa na polícia, em todo seu sistema, melhorar a inteligência e as condições de trabalho das polícias, também devem ser feitos testes mais rigorosos que possam avaliar o comportamento dos policias e punição mais eficaz para que os cometam qualquer tipo de crime, tudo isso deve ser aliado a uma mudança na lei, reforma do sistema carcerário além das transformações sociais na oferta de educação, esporte, cultura e na distribuição de renda.

Tudo isso parece muito complexo, porém uma palavra que parece distante deve começar a vigorar para estes problemas, VONTADE, porém parece difícil para o estado ter vontade quando os torturados e mortos são JOVENS POBRES…

Previous
Next Post »