Bullying , causas e consequências

Em todas as escolas, públicas e particulares um mal assombra a educação, o bullying, todos as crianças já foram vítimas, agressores ou presenciaram algum tipo de brincadeira maldosa, que envolve desde apelidos, agressões físicas e isolamento de pessoas.
Segundo pesquisas, 45% os jovens entre 11 e 13 anos ja sofreram ou praticaram a agressão psicologica, física ou moral , os meninos (60%) são a maioria mas a meninas são as mais cruéis. A política de que isso é uma coisa normal de crianças e adolescentes é uma das principais causas, os professores preferem ignorar e não tratar do assunto em sala de aula, o professor por vezes prefere se afastar a conhecer os alunos e seus problemas.
Outra causa é o afastamento que vivemos no mundo de hoje, onde tudo parece virtual, as amizades e as relações sociais parecem cada vez mais fracas e estamos cada vez mais distantes um dos outros, isso se reflete nesta geração nova, que já nasceu no mundo virtual.
Também vimos um ensino cada vez mais técnico e menos humano, onde o aluno (principalmente no ensino médio) é formado para entrar na faculdade e ser um profissional, o professor trabalha apenas o que está nos livros e apostila e não trabalha a relação humana entre os estudantes.
As consequências são as piores possíveis, não só machucados físicos, mas depressão, queda de desempenho e evasão escolar e traumas que podem durar durante toda vida, para mudar tal realidade e combater o bullying o educador deve se aproximar dos alunos, investir nas relações pessoais e jamais ignorar o que se passa com as crianças.
O professor deve passar menos conteúdo técnico e investir nas relações humanas, promover passeios, gincanas, festas e tudo que possa integrar os alunos, estar atento para formação de "grupinhos", apelidos e qualquer forma de agressão que possa existir, infelizmente o educador muitas vezes prefere o que é mais fácil para si e ignora os males que possa trazer para as crianças e adolescentes que são o reflexo do amanhã.
Previous
Next Post »