Futebol Brasileiro – Algumas mudanças, os mesmos donos.

Como já mostrado no post O Marketing no Futebol e em outros esportes o futebol brasileiro nos últimos anos aprendeu a explorar o marketing e hoje fatura muito mais do que antes, com mais dinheiro o Campeonato Brasileiro nos últimos anos ficou sim, com melhor nível.

Outro fator que melhorou o futebol brasileiro é o fato da fórmula do campeonato nacional estar sendo repetida e padronizada, ainda que para muitos não seja a melhor fórmula é muito melhor que ficarmos alterando todos os anos, o que possibilitava várias “viradas de mesa” também.

Mas algumas coisas no Futebol Brasileiro parecem longe de mudar, é realmente o que faria grande diferença: Os donos.

A CBF é dirigida por Ricardo Teixeira desde 1989, tal dirigente já é uma figura folclórica do futebol brasileiro, até poderia ser engraçado se não fosse o fato do esporte que é paixão nacional viver em escândalos de todo tipo e com uma falta de organização monstruosa.

Outra que não larga o osso é a Rede Globo, atual detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro e da Seleção Brasileira, a emissora é braço direito da CBF e exerce enorme influência sobre o futebol no Brasil, prova recente disso é que a pedido da globo a tabela do Brasileirão deve ser alterada, tudo isso por conta do show Paul McCartney, os jogos de estréia de Flamengo e Fluminense atrapalhariam a transmissão do show do ex-beatle**.

Enfim, tal dupla aliado a dirigentes incompetentes e a grande corrupção enorme existente no Brasil transformam o futebol brasileiro a uma categoria que não pode ser considerada profissional, várias coisas tem que mudar, a começar pela eleição na CBF que deve ser transparente e sem perpetuação no poder.

Outras ações seriam importantes para tornar o futebol Brasileiro mais profissional e consequentemente melhor para os profissionais e para o torcedor:

· O Clube dos 13, entidade criada para reunir os “maiores times” numa década em que os pequenos assustavam não tem mais nenhuma função.

· A arbitragem deve ser profissionalizada, no campo, jogadores, treinadores, imprensa e tudo mais são profissionais, menos a arbitragem

· Fim dos campeonatos Regionais: Campeonatos estaduais não têm a mínima função, claro que quem gosta de futebol acaba vendo, mas hoje atrapalha a pré-temporada dos times e tem nível técnico baixíssimo, sem os campeonatos regionais os clubes brasileiros poderiam viajar para o exterior ou para o interior do Brasil e fazer caixa.

· Maior rigor nas eleições de clubes, exigir que todos mantenham suas contas prestadas e em dia.

· Maior rigor da fiscalização na atuação de empresários e representantes de atletas, criar leis mais rígidas para o assunto.

· Fim do monopólio da Rede Globo, cada time deveria vender individualmente seus jogos para a emissora que achasse melhor, e vender jogo por jogo e não um pacote como é hoje.

Tais medidas melhorariam o futebol brasileiro e podia por ele num patamar mais elevado de qualidade, não creio que o ajuste do calendário brasileiro ao europeu melhoraria algo uma vez que o Brasil não perde jogadores para Europa pelo calendário e sim pela falta de estrutura nossa se comparada com a de lá.

Sobre a TV vou exemplificar: Em 2009, o amistoso entre Corinthians X Estudiantes foi vendido a Rede Globo por R$1 Milhão, tal jogo o time paulista jogava com o time reserva e sem sua principal estrela, Ronaldo. Imaginem quanto valeria um jogo pelo Brasileiro entre Corinthians X Flamengo em valores atuais? Todos os times lucrariam mais se vendesse cada jogo com quem quisesse e teríamos muitos mais jogos transmitidos em TV aberta em muito mais horários.

Para as séries C e D os campeonatos brasileiros deviam ser feitos em duas conferências separadas, uma norte e uma sul, evitando assim grandes viagens dos times, uma das dificuldades destes campeonatos.

Bem, várias coisas que estão nestes post são óbvias a todos aqueles que acompanham futebol, outras talvez não tenham ficado claras, mas com certeza o Futebol Brasileiro necessita sim de mudanças sérias, para terminar só duas notícias desse esporte no Brasil:

Por irregularidades na eleição, CBF suspende Piauí de torneios nacionais, só uma observação, para ser suspenso pela CBF por irregularidades a situação lá deve estar no mínimo muito ruim.

Após invasão de terreno e atraso nas obras, CBF pode ter base fora do Rio, então para a Copa aqui no Brasil a seleção Brasileira não tem onde treinar ainda?

* Fonte da notícia

Previous
Next Post »