Pesquisa confirma: o Brasil é o país da América que mais lucra com o patrocínio em camisas de futebol, os clubes brasileiros faturam nada menos de 104,6 Milhões de Euros, perdendo apenas para o futebol Inglês e Alemão.
O Marketing no futebol obteve grande sucesso nos últimos anos, a pouco tempo atrás seria impossível imaginar clubes nacionais conseguindo tais cifras, investir na imagem dos ídolos e na marca dos clubes. Foi uma tarefa que exigiu novos profissionais, novas idéias e novos produtos para os torcedores.
EFEITO RONALDO
Ronaldo Nazário foi o primeiro jogador de futebol a ser patrocinado por uma empresa, a Nike. Aqui no Brasil ele também teve papel importante no novo modo dos clubes brasileiros explorar o marketing, Record de vendas de camisas e com capacidade incomparável de venda e marketing ele ajudou o Corinthians a ter uma das mais diversificadas linhas de produtos licensiados e ter um patrocínio gigantesco, 22 Milhões de Euros, 21% de todo patrocínio de camisetas do Brasil.
Hoje o Corinthians vende além de camisas e roupas, copos, brinquedos, motos, computadores, cruzeiros e até Carne com a marca Corinthians, depois da revolução no time paulista outros times seguiram o caminho fazendo de seus atletas e sua marca uma verdadeira fonte de milhões, foi assim com Robinho e recentemente com Neymar no Santos, com Adriano e agora Ronaldinho no Flamengo, também é feito um belo trabalho de marketing com Rogério Ceni no São Paulo e Loco Abreu no Botafogo.
OUTRA REALIADADE NO OUTROS ESPORTES
Se no futebol as cifras são milionárias no Brasil outros esportes vivem uma realidade bem diferente, recentemente a prefeitura de São Caetano cortou o apoio que dava a 720 esportistas de 20 modalidades, algumas olímpicas como udô, boxe e taekwondo, os judocas Carlos Honorato e Edinanci Silva, e o lutador de taekwondo Diogo Silva, foram alguns dos prejudicados pela decisão.
No país inteiro ser atleta em alguma modalidade exige além dos treinamentos, muito esforço para conseguir patrocínio, o atleta brasileiro quando chega a alto nível de competição é sempre, acima de tudo, guerreiro, o Marketing esportivo dos milhões ainda passa longe de esportes que não seja o futebol.
É inegável o avanço que o Brasil teve no esporte recentemente, com a Lei de incentivo ao Esporte, o Bolsa Atleta e diversas outras ações do Ministério dos Esportes, não por acaso o país vem conseguindo diversos resultados em competições a níveis mundiais , mas ainda há muito a se fazer, o apoio da mídia e da iniciativa privada tem que ser mais ativo e mais incentivado.
O Brasil precisa valorizar mais seus esportistas e seus ídolos e assim faremos todo esporte de alto rendimento brasileiro estar a nível mundial.
ConversionConversion EmoticonEmoticon