Volta às aulas, começa mais um ano letivo: crianças, jovens, adultos pegando os cadernos, livros, caneta e indo ampliar seus conhecimentos.
Começa mais um ano letivo: mães e pais em filas enormes para conseguir uma vaga para o filho em uma escola, alunos sem material didático, professores ganhando uma miséria, salas de aulas com o dobro da capacidade, escolas públicas em estado de abandono, adultos analfabetos, muitos de fora de universidades e violência dentro das instituições.
Entra ano sai ano parece que os problemas são os mesmo ou até mesmo piores. Parece que os governos tratam a questão da educação como segundo plano, uma nação só consegue se desenvolver verdadeiramente se passar pelo caminho da educação.
Muitas comunidades não contam com a rede de educação pública, são comunidades imensas que muitas vezes só tem uma escola para atender a uma população enorme, resultado: falta vaga nelas, crianças não tem como estudar, atraso no desenvolvimento dessas crianças. Nessas comunidades é comum ver salas de aulas abarrotadas de alunos, onde todos os metros quadrados da sala já estão ocupados, isso é inadmissível, o Estado deve proporcionar a todos uma educação de qualidade.
Outro grande problema é a situação das escolas e de seus professores. Não é novidade para ninguém que muitas escolas públicas vivem um estado de abandono permanente, extremamente mal conservadas sem condição para oferecer a seus alunos o bem estar necessário para a prática de ensino e aprendizagem. Professores também estão abandonados pelo Estado, não recebem nenhum tipo de investimento e não tem o reconhecimento de sua importância no desenvolvimento da sociedade.
E sobre as universidades? Será que existem em número suficiente para atender realmente a população? Não.
Uma camada grande da população fica de fora dessas instituições de ensino superior
Avanços na educação são notados, mas não podemos avançar em passos de tartaruga, é preciso ter uma grande revolução na educação: melhora do salário e valorização dos professores, repensar a grade curricular e investir pesado na infra-estrutura das escolas públicas. Vamos acordar e realmente mudar o país pelo caminho da educação.
ConversionConversion EmoticonEmoticon