Legalização da Maconha

Comumente vimos o debate sobre a legalização do uso ou produção da Maconha,Vale a pena a legalização? Quais seriam seus impactos na sociedade? pois bem, primeiro vamos aos fatos.

  • No Brasil o cultivo e o consumo para uso pessoal não resulta em reclusão, sendo as penas previstas : Advertência sobre os efeitos das drogas , Prestação de serviços à comunidade ou Medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
  • Alguns países desenvolvidos ja adotaram a descriminalização da cânabis como por exemplo os Países Baixos ou o Canadá, neste último apenas para uso medicinal, outros caminham para tal mudança
  • O Crime organizado recebe muito dinheiro com a venda da maconha, mas não existe crime por causa da droga, os bandidos não virarão trabalhadores honestos caso a mesma seja legalizada.
  • A Cânabis pode ser usada medicinalmente como na redução da pressão intraocular, aumento de apetite e efeito antiemético, tratamento da esclerose amiotrófica e trauma raquimedular, bem como qualquer enfermidade onde haja uma dor crônica.
  • O TRÁFICO NÃO ACABARÁ, há tráfico de muita coisa legalizada, com certeza preços mais baratos e maior potência fariam com que o tráfico da maconha continuasse, hoje há tráfico de cigarro, cds, whiskys e tudo mais…
  • A Maconha traz riscos a saúde, o usuário corre mais riscos de ter Câncer de pulmão, também a outros efeitos ainda não comprovados como os danos no sistema reprodutor, a maconha também prejudica a formação cognitiva em fetos se usada pela mãe em sua gestação. A Maconha traz dependência psicológica, fato confirmado pela Organização Mundial de saúde.

Diante dos fatos e da realidade brasileira a legalização da Maconha e de outras drogas ilícitas parece longe de ser uma medida que resolva algo, a causa do crime organizado é a injustiça social e a indiferença do estado presente no Brasil.

Sobre a questão medicinal, um país com o Sistema de Saúde no caos deve pensar em outras coisas e não na legalização da maconha, que não resolveria em nada, se legalizar a saúde brasileira ira melhorar em nada.

Enfim, num país em que vemos verdadeiras tragédias com grande uso do tabaco e do álcool não parece que a legalização da maconha seja o melhor caminho para se resolver alguma coisa, bom lembrar que não descrimino ninguém que usa mas não concordo com pessoas instruídas e bem estruturadas utilizando sobre qualquer pretexto.

Previous
Next Post »

6 comentários

Click here for comentários
Anônimo
admin
1 de fevereiro de 2011 às 23:59 ×

Camarada, concordo com você quando diz que a criminalidade no Brasil é primordialmente em função da exclusão social. Nas palavras do rapper GOG, primeiro tem que legalizar o arroz com feijão.

Mas num cenário em que os jovens não se sentissem tão tentados a entrar pro crime por terem perspectivas mais animadoras na vida, penso que a legalização poderia até cntribuir para o combate ao tráfico. Não que eu entenda muito do assunto... acho complexo. É algo que pra acontecer tinha que ter um debate sério, aberto, estudos científicos, reforço nas políticas de saúde para os dependentes químicos, etc.

Só mais uma coisa:

"não descrimino ninguém que usa mas não concordo com pessoas instruídas e bem estruturadas utilizando sobre qualquer pretexto"

É meio contraditório: só desestruturados e sem instruções são usuários de maconha ou podem justificar o uso? Isto não é uma forma de discriminação?

Reply
avatar
Unknown
admin
3 de fevereiro de 2011 às 03:26 × Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Unknown
admin
3 de fevereiro de 2011 às 03:27 ×

Pessoas com famílias desestruturadas e ou sem intrução estão mais vulneráveis as drogas ilícitas, estou errado? Não é discrimnação, é enxergar a realidade.

Reply
avatar
Anônimo
admin
3 de fevereiro de 2011 às 20:07 ×

Concordo com você aqui: quem mais sofre com o tráfico de drogas com certeza são as famílias mais pobres, pois seus filhos não apenas se tornam usuários (inclusive de coisas bem piores e mais nocivas à saúde do que a maconha) mas também criminosos. Arriscam suas vidas enquanto uns se entorpecem em segurança nos lares da classe média/alta. Além disto, quem lucra mesmo com o tráfico não vive nas favelas. O que eu não concordo é com a visão de que o uso por parte dos pobres é "aceitável" pela condição deles, enquanto o uso por parte dos ricos/classe média é "condenável" porque eles estão colaborando com o crime e no fundo "não precisam" disto. Acho que tem que saber separar as coisas, uma coisa é discutir o uso da droga em si e seus efeitos e danos à saúde, às relações sociais, etc. Outra coisa é discutir a relação entre a criminalização da droga e o tráfico. E aí entram questões morais, religiosas, preconceitos. Eu sempre achei meio vão querer acabar com o tráfico conscientizando a classe média de que ela erra ao comprar. Essa divisão entre drogas licítas e ilícitas é questionável - por exemplo: o álcool e o cigarro são legalizados em nosso país e motivam muito mais mortes e comportamentos sociopatas do que a maconha. Não dá para tratar todas as drogas ilícitas como equivalentes (tipo, dizer que a maconha seja tão ruim quanto o crack ou a heroína), não dá para discutir os prejuizos das drogas à sociedade sem criticar o uso das drogas legais. A discussão é ampla e deve ser abordada em profundidade em todos os seus aspectos. É por ser tão complexo que eu sou a favor de descriminalizar o uso, mas penso que não há condições de promover a legalização em nosso contexto atual, temos problemas mais emergentes a serem resolvidos e a sociedade precisa amadurecer a discussão sobre temas polêmicos. É triste como a legalização de drogas, o combate à homofobia e o aborto são discutidos de forma artificial pela mídia sensacionalista e por celebridades religiosas em nosso país. FHC afirmou várias vezes ser a favor de legalizar a maconha, mas a mídia não instrumentalizou isto contra o PSDB como fez com a posição de Dilma sobre o aborto. É por isto que reitero: mesmo que a legalização pudesse ser positiva para a sociedade, não será neste momento, não há condições, não estamos preparados e a miséria é causa muito maior da criminalidade do que a clandestinidade das drogas. Mas esta é a minha opinião, não estou tentando ser o dono da razão aqui. Abraço.

Reply
avatar
Tim
admin
5 de fevereiro de 2011 às 19:05 ×

não sou a favor da legalização da maconha, acho que de nada vai contribuir para a população. Não vai acabar com o tráfico e não diminuirá a violência que existe no mundo da droga. E tambem corre o risco que depois da possível legalização pode haver misturas na maconha que provocará em um produto mais viciante e danoso a saúde.
Quanto as demais drogas ilicitas, realmente não há nem o que se considerar, porque essas outras drogas são extremamente danosa a saúde humana.

Reply
avatar
Unknown
admin
6 de fevereiro de 2011 às 02:13 ×

Realmente André, não há o que se comparar, enquanto as demais drogas provocam dependência química, o mesmo não ocorre com a Maconha, até por isso acho que um usuário de crack por exemplo tem que receber amparo médico do estado, sem o qual ele não consiguirá se livrar de tal droga.
O Usuário sem dúvida provoca danos sim a comunidade e tem a consciência disso, enfim, minha opnião: usuário de crack é uma vítima da droga e do traficante, o mesmo não se aplica ao usuário de maconha, não que ele seja um criminoso mas a lei tem que garantir que o mesmo repare o dano que ele provoca, mesmo apenas educativamente(serviços comunitários por exemplo)
Não queria parecer intolerante ou preconceituoso, foi mals ae.

Reply
avatar