Brasil , acordou?

Em março deste ano, na cidade de Porto Alegre começaram as manifestações pela redução do preço das passagens de ônibus, o movimenteo foi vitorioso e logo se espalharia pelo Brasil, em Goiânia os os manifestantes após violentos protestos conseguiram com o aumento da tarifa fosse suspenso, mas tudo era só o começo..
Em São Paulo, quando fôra anunciado que as passagens passariam de R$3,00 para R$3,20 o efeito não poderia ser outro, no dia 6 de Junho mais de 2mil pessoas tomaram as ruas mas por lá o movimento cresceu, talvez pela ação violenta da polícia amplamente difundida, ou pela efervecência que a juventude vive hoje no mundo.
O Fato é, o movimento criou outra face, não só pelo transporte mas também por outras causas, na internet, principal meio de propagação de tal movimento, entre outras expressões uma que chamou atenção foi: #OBrasilAcordou .
Tudo parece muito bonito, mas será, que o Brasil realmente acordou?
O transporte público no Brasil é uma das coisas mais grotescas de nossa país, pessoas se espremem numa total falta de respeito ao povo, ônibus sem a mínima condição, profissionais mal preparados, super lotação e tudo isso pagando por um direito que deveria ser garantido pelo estado, esta causa, é justa, mas começa a ser misturada com outras coisas.
Entre outras coisas, pessoas confundiram tal movimento com um movimento "anti-Copa"  que nada tem a ver com o tema, o transporte público é assim pelo sistema político que vivemos onde há uma promiscuidade com empresas do transporte público que financiam as eleições e com a leviandade e descado que é tratado os serviços públicos, realizar ou não a Copa, utilizar ou não dinheiro público em estádios não tem a ver com o problema.
Ontem em uma rede Social perguntei qual seriam as causas de tal movimento, logo me responderam, dizendo que seria, além do transporte público, a melhoria da Educação e da Saúde, oras, a favor da melhoria todo mundo é, melhoria é um termo muito subjetivo, o movimento se perdeu porque não assume posições claras, pelo que luta e como chegar a tais metas, é a efervescência de uma juventude que se perde por não ter bandeiras.
Toda revolução começa com uma faísca, mas toda revolução precisa de conteúdo, de causas e bandeiras claras, ser a favor do bem é fácil,  o difícil é identificar o vilão e vencê-lo.



Previous
Next Post »