Censura no Rap, a história se repete.

Na última semana o Rapper Emicida foi preso acusado de desacato a autoridade após um show, o motivo, segundo o mesmo, seria a música "Dedo na Ferida" de autoria do próprio rapper, a música fala da questão da moradia no Brasil, como boa parte da população é privada disso e como o aparelho repressor do Estado (Polícia) haje, no refrão uma frase forte: "Foda-se vocês, Foda-se suas leis".
Segundo a polícia o rapper teria incitado ao público fazer gestos obscenos a polícia, vale ressaltar que no Clipe da Música Emicida faz gestos obscenos durante o clipe e que o refrão se refere justamente a quem está no poder, representado pela PM no show.
Independente disso, a prisão do artista é claramente motivada por outras questões, o Rap sempre foi a voz dos excluídos no Brasil, sempre bateu duro nos poderosos e isso incomoda e gera medo nos que detém o poder.
Não é a primeira vez que o Rap sofre com a censura e com a "justiça", em 2000 o grupo de Rap Facção Central foi indiciado por apologia ao crime após a vinculação do Clipe da música "Isso Aqui é uma Guerra", a música e o clipe foram censurados e os músicos foram indiciados judicialmente.
Apesar da postura bem mais amena de Emicida a história se repete, deixando claro que os poderosos jamais deixarão que o Rap os desafie, Não estamos mais na ditadura mas Emicida,  Eduardo e Dumdum não tem olhos verdes e não vão falar o que a polícia quer ouvir.
Enquanto a Justiça se preocupa com o Rap centenas de jovens são assassinados, torturados e sendo vítimas dos mais cruéis cometidos pela polícia, enquanto a Polícia vê desacato no dedo do Emicida eu vejo desacato em um policial recebendo salário miserável e refém de um sistema falido.

O Rap não acabará.


Previous
Next Post »