No último domingo vimos uma notícia que se repete na história do futebol a um tempo, torcedores de Corinthians e Palmeiras, cerca de 1000, se envolveram numa briga de enormes proporções que tiveram como saldo 2 mortos da torcida palmeirense.
Durante a semana, muita coisa foi dita pelos diversos meios de comunicação, as torcidas organizadas de Corinthians e Palmeiras foram impedidas por decisão judicial de irem aos estádios, tiveram suas sedes investigadas pela polícia e sua existência questionada pela sociedade.
Entre os diversos comentários citados a respeito, vou citar matéria da Rede Globo exibida no Esporte Espetacular sobre o assunto, nela foi mostrada uma pesquisa em que a maioria dos torcedores não vai ao estádio por conta da violência, que segunda a mesma pesquisa é atribuída as torcidas organizadas.
De fato a violência no futebol e nos seus arredores é enorme no Brasil, mas este está longe de ser o local mais perigoso, vivemos num país marcado pela violência, com mais de 50000 homícios por ano, 150 mortes por dia no trânsito, índices altíssimos de sequestros, assaltos, latrocínios e outros crimes contra o patrimônio e a vida, tudo isso é difícil de colocar a culpa em alguém, mas no caso do futebol já eximiram o governo, a culpa é da Torcida Organizada...
Se vivemos cercados por muros, grades e blindados por conta da violência, porque no futebol seria diferente? A Violência contida no esporte nada mais é que reflexo da nossa sociedade em que só é punido o mais fraco, de uma sociedade excludente e que não cultiva a paz como ponto importante da mesma.
Então, continuemos culpando as torcidas organizadas pelas violências nos estádios, continuemos culpando as facções criminosas pelas violências nas cidades e isentando cada vez mais aqueles que poderiam fazer algo e por proveito próprio ou simplesmente por descaso deixam as coisas como estão.
A Hipocrisia contida nas matérias de TV e afins sobre o tema me faz acreditar que vivo num país em que só encontro violência num estádio de futebol e se tiver torcidas organizadas presentes.
Para finalizar, uma coisa sobre a matéria do Esporte Espetacular e sua pesquisa, segundo a mesma elas afastam os torcedores comuns, no entanto, nas últimas partidas de Corinthians e Palmeiras "sem" as torcidas organizadas, o público foi o menor do ano, qual a lógica?
ConversionConversion EmoticonEmoticon