Fim do Panamericano, mas esporte vira Refém da Mídia.

Os Jogos Panamericanos de 2011 foram disputados no último mês deixaram a certeza mais uma vez que o Brasil, assim como na influência política e econômica, também subir de patamar no esporte.
O Brasil hoje é formador em diversos esportes, na natação por exemplo em 1999 somamos 15 medalhas e neste ano foram 24, as medalhas de ouro que foram 3 em 2003 somaram 10 em 2011, mesmo número do Rio 2007. Na Ginástica o Brasil pulou de 4 medalhas para 13 em 2011, número inferior ao Pan do Rio quando o Brasil conseguiu 19 medalhas nessa modalidade.
Enfim, se formos citar os avanços de cada esporte brasileiro não só nos jogos Panamericanos mas como em outras competições internacionais vamos fazer um texto enorme, o fato é: Hoje só temos menos medalhas que os Estados Unidos na América, temos ídolos em vários esportes, um trabalho de base que se é muito aquém do que precisamos é muito melhor do que havia a alguns anos, temos também grandes eventos e políticas de estímulo a prática esportiva.
Porém, no mesmo mês dos jogos Panamericanos, o Brasil sofreu uma baixa no esporte... o Ministro Orlando Silva Junior sobre muita pressão teve que deixar o cargo, essa pressão não foi popular e sequer política, uma vez que as acusações que pesavam contra Orlando não tinham se quer uma prova de corrupção, a pressão foi midiática, com os aparelhos que já conhecemos, Veja, Globo e afins.
Tal pressão foi possível graças a postura da Presidente Dilma, que não demonstrou uma posição mais firme a favor do ministro, coencidentemente as enxurradas de denúncias contra o PCdoB cessaram depois que o mesmo entregou o cargo.
A grande mídia, que a única coisa que faz pelo esporte é transmitir jogos de futebol masculino e finais dos campeonatos de vôlei, de novo faz um desfavor ao esporte nacional, fica a pergunta, mais uma pressão sobre o Ministro do Esporte, agora Aldo Rebelo, pode mudar os rumos do esporte no Brasil?
Afinal, a quem interessou a saída de Orlando Silva Junior do Ministério dos Esportes? A quem tanto incomoda o trabalho do PCdoB na pasta? Aos atletas e aos amantes do esporte tenho certeza que não, pois nunca deu tanto orgulho de ver atletas brasileiros disputando grandes campeonatos mundo a fora... talvez fosse hora da Globo dar mais ênfase as denúncias que o mundo comenta sobre Ricardo Teixeira e a FIFA e deixar o trabalho que está sendo bem feito ser feito.
Por fim, não podemos deixar os programas do Ministério do Esporte de lado, Bolsa-atleta, Segundo Tempo e os grandes eventos esportivos devem continuar no Brasil, alterar os rumos do que foi conquistado seria uma grande perda para o país.

Previous
Next Post »