O que queremos da escola?

Dentre os vários desafios do Brasil, um deles é a educação, mas afinal, qual deve ser a prioridade?

Hoje a educação no Brasil se mostra elitista e tecnicista, as informações são empurradas aos alunos e livros didáticos nada mais passam de conteúdo a ser decorado, sujeitos críticos não são formados e alunos apenas são preparados para concursos e vestibulares.
As mazelas são muitas, professores mal qualificados e mal remunerados, falta de estrutura nas escolas públicas e a violência da sociedade que se reflete na escola ocasionando atos hostis entre alunos e alunos e entre alunos e professores.
No entanto, nenhum tema relacionado a educação foi tão discutido na sociedade ultimamente como a "Cartilha gay" proposta pelo MEC, segundo grupos de defesa aos homossexuais tal cartilha serviria para combater a homofobia, já os defensores da "moral" encaram a cartilha como um instrumento de ensinar as crianças e se tornarem homossexuais e de incentivo a pedofilia.
Bem, primeiro vamos aos fatos:
  • Hoje no Brasil quase 200 homossexuais são mortos por ano.
  • Não há comprovação que algum tipo de cartilha pode ensinar alguém que é heterossexual a vir a se tornar um homossexual.
  • A Maior parte dos casos de pedofilia que são registrados são cometidos por homens, heterossexuais, na maior parte pai ou padrastos.
  • Hoje a criança é exposta a temas sexuais na Internet, na Televisão, com amigos e etc, se não for tratado na escola ela procurará em outras fontes de informação.
Enfim, falamos muito em educação, formar pessoas críticas, bem instruídas e que possam contribuir ao país, mas no entanto nos perdemos em discursos moralistas que não levam a nada, ainda achamos mais importantes formar cidadãos machos do que bons cidadãos e isso é prejudicial a todos.
Enquanto tivermos pensamentos retrógrados e preconceituosos ainda assistiremos nos jornais pessoas que foram mortas por gostarem do mesmo sexo, por terem outra cor ou por simplesmente torcerem para outro time de futebol, precisamos combater todo e qualquer tipo de discriminação e isso começa na escola.

Previous
Next Post »