Dilma – 100 dias.

No fim de Março Dilma Roussef completará 100 dias de governo, é uma data emblemática e pode parecer pouco tendo em vista que seu governo terá mais 3 anos e 9 meses pela frente, mas já pode-se fazer uma leitura do que está sendo seu governo até agora.

Dilma foi eleita depois de uma campanha suja e pobre em seus debates, tudo isso provocado pela estratégia pelo candidato de oposição, José Serra, o qual proporcionou uma campanha no mínimo ridícula.

A Candidata petista prometeu sobretudo continuidade ao projeto que Lula começou, no entanto, certas ações tomadas pelo seu governo põe em xeque se haverá mesmo continuidade, até agora o governo de Dilma parece medroso e pragmático.

Duas medidas que colocam em dúvida o real interesse do novo governo em continuar a política do anterior é o reajuste pífio do salário mínimo que não da um aumento real do mesmo, e o corte no orçamento que entre outras coisas prejudicou o Programa “Minha Casa Minha Vida”.

Tais ações geram instabilidade no campo de esquerda e algumas ameaças de dissidência, por parte da oposição a fragilidade mesmo neste momento em que o governo não é tão popular são evidentes, até agora Aécio Neves e sua trupe latem mais do que mordem e ainda vivem no ano passado, prova disso é a declaração de Aécio Neves que Dilma vai ter que explicar o porque cortou o orçamento deste ano e aprovou o que segundo ele foi uma “gastança” do governo Lula nos últimos anos, o que chamou de “herança Maldita”.

Talvez este início ainda seja reflexo da campanha de baixíssimo nível do ano passado e da coligação de forças que formam o governo de Dilma, que nem sempre tem o mesmo interesse, mas de fato, a presidente até agora não mostrou o porquê era candidata de Lula para presidência, quanto a oposição, tem que focar no hoje e não no passado, a eleição foi ano passado e eles perderam, por último, só lembrar que a “Herança Maldita” de Lula gerou popularidade recorde enquanto a de FHC…

Previous
Next Post »