Tragédia...

2011, mal começou e já fica para a história do Brasil como o ano onde houve o maior desastre natural.
Não podemos condenar ninguém por acontecer um desastre natural, seria muito injusto, mas o fato é que não dá pra admitir que um país como o Brasil assista cenas como a que acabamos de assistir. Sempre é acontece da mesma forma: ocorre as chuvas, alaga as cidades, morre centenas de pessoas, depois vem os bombeiros e defesa civil, tentam com bravura salvar quem se pode salvar, a população também mostra muita solidariedade e também com bravura salva outras pessoas, conta-se os mortos e desabrigados, choramos e ficamos consternados e depois... vivemos normalmente até a próxima catástrofe.
É bem verdade que o que é natural não dá muito pra evitar, mas com a nossa tecnologia é possível prever com certa antecedência esses acontecimento e ai sim a defesa civil, ao invés de contar os mortos, trabalhar para os vivos, preparando a população para o que está para vir. É responsabilidade do governo (seja em que esfera for) promover ações para a defesa da vida antes dos desastres acontecer, é melhor contar apenas os prejuízos materiais do que ir atualizando de segundo a segundo o número de mortos.
Outra questão importantíssima é a questão da moradia, a maior parte das vítimas desse tipo de acontecimento é de moradores das regiões de ocupação irregular. A culpa é de quem? Acho que não é da população, porque é uma população muito frágil, que muitas vezes não tem recursos para habitar uma região regular e sem risco pelo custo de uma moradia seja em aluguel ou seja para adquirir uma casa própria, o governo, esse sim deve promover a retirada dessas pessoas dessas regiões de risco oferecendo oportunidades para aquelas pessoas de morarem em um lugar apropriado. Vamos ficar na torcida para que o programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida" prospere e cada vez mais ajude essa população.
Previous
Next Post »